7 perigos de consumir comida rápida

A alimentação é o motor que faz com que o corpo funcione. Tanto é assim que, em função de sua dieta, a saúde do seu organismo e seus benefícios variam. Hoje em dia, é muito comum o consumo de fast-food como alternativa aos pratos elaborados. Além do tempo de preparação, a maioria destes alimentos são processados e contêm altos índices de carboidratos, açúcares e gorduras não saturadas. E, apesar de ser altamente calóricos, apenas oferecem valores nutricionais.


Na hora de comer esse tipo de comida, a maioria das pessoas subestimas a forma em que estes alimentos podem afetar o organismo. Descubra os principais perigos de consumir comida rápida e tenta evitá-la em sua dieta.


Quando você tem fome, os alimentos que aparecem em seu pensamento podem seguir os padrões de sabor, cheiro e cor. E, na maioria das vezes, estes alimentos estão associados com gorduras saturadas, carboidratos ou açúcares.

alimentos mais caloricos

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A fast food é muito tentadora para o consumidor, mas igualmente perigosa para o corpo. Conheça os efeitos que tem comida rápida sobre o organismo e decide se quiser consumi-la ou não.


1. Obesidade


É o principal problema de consumir fast-food. Os altos índices de gorduras saturadas, açúcares, carboidratos… entre suas propriedades favorecem o aumento de peso descontrolado do organismo. Substituir alimentos saudáveis, como frutas e verduras por alimentos processados e de elaboração rápida favorecem a construção de um corpo obeso.


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2. Doenças do coração


Isso se deve à quantidade de gordura que estes alimentos contêm. A comida rápida aumenta a probabilidade de doença cardíaca. E é que as gorduras de esta podem entupir as artérias e causar doenças como o colesterol alto.


Lista de alimentos que aumentam o colesterol


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3. Diabetes tipo 2


A diabetesaparece quando o organismo não é capaz de assimilar corretamente o açúcar que vem dos alimentos. No caso da comida rápida, a admissão destes produtos favorece o desenvolvimento da diabetes tipo 2.


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4. Úlcera péptica


Este problema aparece na área gastrointestinal do organismo , provocando uma forte dor. Refeições, como as pizzas, batatas fritas, hambúrgueres de sites de comida rápida… são uma das principais causas de úlceras pépticas.


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5. Transtornos alimentares


Quando você segue uma dieta equilibrada tem uns horários de refeição estabelecidos. No caso da comida rápida , isto não acontece, uma vez que pode ser consumida em qualquer lugar e a qualquer hora. Este hábito alimentar representa um perigo porque trastoca os intervalos de, depois de comer e os horários das refeições, gerando transtornos alimentares.


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6. Falta de nutrientes essenciais para o organismo


Uma dieta saudável e equilibrada exclui da comida rápida e das propriedades que esta contém. Em contrapartida, se a sua dieta está baseada nestes alimentos processados, de cozedura rápida, frituras, gordura… o seu corpo não recebe os nutrientes essenciais para garantir um hábito alimentar adequado. Deste modo, o consumo de comida rápida pode provocar algum tipo de deficiência ou transtorno.


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7. Dispara a sensação de estresse


Além das doenças que podem provocar a comida rápida, estes alimentos desencadeiam a sensação de estresse no organismo. E é que a maioria destes alimentos atuam como estimulantes, criando a sensação de ansiedade por comida, tensão e estresse no corpo.

alimentos para ansiedade de comer

O que você acha da comida lixo? Você é um consumidor habitual neste tipo de produtos repletos de gorduras, açúcares e hidratos? Agora já sabe os riscos de consumir fast-food. Traz benefícios para o seu organismo a partir de uma dieta saudável e equilibrada e evita este tipo de alimentos.

7 maus hábitos alimentares que aceleram o envelhecimento

Muitas vezes nós olhamos para o que comemos para evitar ganhar peso, mas sabia que a sua dieta é um fator chave na hora de retardar ou acelerar o envelhecimento? Uma dieta saudável e equilibrada irá ajudá-lo a manter-se jovem por mais tempo, enquanto que os maus hábitos alimentares acelerarão o processo de envelhecimento. Por isso, é importante conhecer estes maus hábitos alimentares e tentar corrigi-los.


1. Comer rápido


A vida em si é muito estressante, assim que aproveita os momentos de comida para sentar-se à mesa, relaxar e comer com calma. O estresse é um dos fatores que aceleram o envelhecimento, e quando comemos com pressa, ou fazemos a sua mesa de trabalho, o carro, etc., o corpo custa mais digerir os alimentos porque os hormônios do estresse impulsionam o sangue para longe do estômago, para as pontas, deteriorando o sistema digestivo. Por certo, o estresse pode nos levar a comer mais do que o necessário , com o consequente risco de obesidade ou agravar o diabetes.

lanches saudáveis para o trabalho de receitas

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2. Um excesso de gorduras saturadas


Um dos muitos perigos de gorduras saturadas é que aceleram o envelhecimento cerebral. Há estudos onde se desenharam comparativas entre as gorduras saturadas e monoinsaturadas, onde as primeiras aceleraban o envelhecimento das células cerebrais e as segundas as mantinham em melhor estado, mesmo ao passar do tempo. As gorduras saturadas estão muito presentes nas carnes vermelhas ou no leite, e as pessoas que as consumiram, com mais freqüência são também as que tiraram pior resultado nos testes de inteligência.


gorduras saturadas e alimentos


3. Comemos muita carne


Além dos perigos de gorduras saturadas, o excesso de carne que come a nossa sociedade tem outros riscos. A indústria da carne usa todos os tipos de antibióticos e conservantes para tirar o máximo benefício possível, e quando os comemos os expulsamos do corpo através da pele, que se mostra bem mais envelhecida. São os culpados, por exemplo, de que nos venham grãos.


Carne vermelha, carne magra



4. Nós gastamos com o sal…


Você tem que usar o sal, sim, mas com moderação. Os excessos de sal provocam a desidratação do corpo, e um consumo excessivo favorece o aparecimento de problemas nos rins, nos atira a tensão arterial ou impede o bom desenvolvimento da estrutura óssea. Também tem sido demonstrado que as dietas ricas em sal afetam negativamente a saúde cognitiva de adultos, e esse excesso de sódio pode provocarnos edemas nas pernas-celulite – ou nos olhos, embora não os vejamos a simples vista.


sal marinho propriedades


5 … e com o açúcar


Mesmo que não deveríamos gastar com sal, também há que controlar o açúcar. Talvez não se pareça nada, mas a glicação é o processo em que as moléculas de açúcar que sobraram aderem às fibras de colágeno. O resultado, rugas, linhas de expressão e flacidez da pele. O açúcar está presente em muitos outros alimentos que pensamos, assim, que evita maus hábitos, como comer algo doce a cada dia, ou de beber refrigerantes açucarados em vez de água para hidratarte.



6. Viciados em café


Mais uma vez, a moderação é a chave para o consumo de café. Além do açúcar, que se possa colocar para endulzarlo, o café desidratado seu corpo, e, em consequência, a pele. Fazer um café por dia não tem muitos riscos, mas se bebemos vários cafés diariamente se acelera o processo de flacidez da pele, especialmente no rosto.


vicio da cafeína


7. O álcool e o tabaco


Embora não sejam estritamente hábitos alimentares, podemos incluí-los aqui, porque muitas vezes estão associadas com a comida: a cervejinha do lanche, o vinho, a comida, o licor ou a copa “digestivos”, o cigarrito do café depois de almoço… Alcoolismo e tabagismo têm muitos efeitos nocivos sobre a nossa saúde, e um deles é que nos fazem envelhecer vários anos.

7 maus hábitos alimentares que os diabéticos devem eliminar

A alimentação é um dos aspectos que os diabéticos devem cuidar mais. Todos sabemos que os maus hábitos alimentares podem levar à diabetes, uma doença com a qual você tem que aprender a conviver. Uma das chaves para esta convivência é saber os maus hábitos alimentares que os diabéticos devem eliminar de sua vida para manter a ralla os níveis de açúcar.


1. Comer pratos grandes


Muitas vezes temos a sensação de que comer um prato grande, cheio até transbordar, é a melhor forma de estar bem alimentado, mas não tem que ser assim. Às vezes, uma porção pequena é muito mais saudável do que uma porção grande. Há que excluir o tópico de que, se não comemos muito, não estaremos bem alimentados, e um bom truque para fazer isso é usar pratos mais pequenos, em que, logicamente, cabe menos comida.


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2. Não comer frutas e legumes


Se há um elemento que nos ajuda a retardar a absorção do açúcar é a fibra, e não há nada como os vegetais para ingerir grandes quantidades de fibra sem ter que se preocupar com o índice glicêmico. As frutas e vegetais devem ser a base da dieta de qualquer diabético, e se você não gosta de sempre podemos recorrer ao velho truque dos condimentos para dar um sabor diferente e tornar mais fácil a sua ingestão. Evidentemente, as frutas em calda ou em conserva, ricas em açúcar, não contam. Há também que tomar cuidado com os frutos secos.


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3. Abusar do açúcar


Infelizmente, o açúcar está presente na grande maioria dos alimentos que consumimos hoje em dia, assim que nós teremos que fazer equilíbrios de todo o tipo para reduzir o seu consumo. Isto supõe, entre outras coisas, eliminar da dieta os alimentos ricos em frutose e sacarose, que não é outra coisa do que o açúcar. A melhor maneira de fazer isso é ler o recipiente quando fazemos a compra e deixá-los no supermercado, se vemos que contêm estes ingredientes. São preferíveis os adoçantes naturais ao açúcar.



4. Não diferenciar entre lácteos integrais e desnatados


Tem que comer laticínios, mas há que ter consciência das diferenças entre desnatados e inteiros. No caso dos diabéticos são sempre os mais recomendáveis leite e iogurte desnatados, queijo. Diga adeus leite e o iogurte inteiro, mas também de outros produtos lácteos, como creme de leite, o pudim de leite, a manteiga e os queijos duros e inteiros, todos eles alimentos com um elevado índice glicémico, que os torna incompatíveis com a diabetes.

Benefícios dos lácteos desnatados

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5. As gorduras saturadas


Outro dos alimentos a evitar são os ricos em gorduras saturadas, que inclui as carnes vermelhas com gordura, hambúrgueres ou a carne de porco e seus derivados, como salsichas ou os enchidos. A culpa é do açúcar Neu5Gc, e seu consumo deve ser limitado a pequenas quantidades e sem gordura. Se as carnes vermelhas fazem parte de sua dieta habitual, deverá substituídas por carnes brancas, como o frango ou o peru, ou o peixe.


gorduras saturadas e alimentos


6. Cuidado com as frituras e o amido


Também não podemos comer diariamente frituras ou alimentos ricos em amido, que também têm alto índice glicêmico que se acelere o açúcar. Isso inclui os tubérculos ricos em amido, com uma exceção: a batata-doce ou batata-doce, que tem muita fibra e, de certa forma, compensa o alto índice glicémico… sempre que não lhe deite açúcar.


7. As farinhas refinadas


A pizza, a massa, o pão branco, produtos de pastelaria como os donuts, biscoitos ou os croissants… as farinhas refinadas estão em todos eles. No entanto, os diabéticos devem esquecer-se deles e passar para as massas integrais, o que inclui o pão integral ou farelo ou o arroz integral. Mais uma vez o motivo é o menor índice glicêmico e a riqueza em fibras dos integrais, mas cuidado, porque eles têm mais calorias.

7 motivos por que o alho-poró deve estar presente na sua dieta

Alguma vez você levantou a importância de se consumir alho-poró? Os lobos servem para muitas coisas, já que devido ao seu elevado teor de água e baixo nível calórico devem aparecer em qualquer dieta para perder peso, mas também constituem uma importante contribuição de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vamos ver algumas razões de peso para não fazer um feio para esta hortaliça e adicionar o alho francês a nossa próxima lista de compras.

1. É bom para perder peso

Mais de 90% de seu conteúdo de água, e a sua contribuição de carboidratos e calorias é bem mais escassa. Faz-Nos sentir saciados antes, mas curiosamente também serve para abrir o apetite. Este escasso aporte calórico há que somar os altos níveis de potássio, que apresenta, que tornam o alho-poró em um interessante diurético natural. Ajuda a evitar a retenção de líquidos, o que também faz com que seja aconselhável para pessoas que sofrem de hiperuricemia, gota, nefrite, infecções urinárias ou cálculos renais. Conhece QuitoPlan Funciona?

Menina com uma balança de peso

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2. Um alto conteúdo em fibra

Além de serem diuréticos, os lobos têm propriedades para fazer frente ao constipation , graças ao seu alto nível de fibra. Uma fibra que, por outro lado, facilita a digestão e eliminar muitos dos resíduos que sobram ao corpo, favorecendo o trânsito intestinal.

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3. Reforça o sistema imunológico

Entre os benefícios do alho francês, destaca-se a presença de vitamina A e C, o que ajuda a reforçar as nossas defesas. A vitamina C é um potente antioxidante que, ao lado dos folatos, promove a formação de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e anticorpos do sistema imunológico, o que reforça a resistência às infecções. A vitamina a é antiinfecciosa, e ajuda na manutenção do revestimento da mucosa nasal, garganta ou dos tratos digestivo e urinário, sem esquecer que favorece o desenvolvimento e ativação de células brancas no sangue.

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4. É anti-séptico e anti-bacteriano

Um dos remédios tradicionais para lavar feridas e evitar a infecção são as infusões preparadas com o bulbo do alho-poró, já que é um potente anti-sépticas e bactericida. Por se fosse pouco, entre os benefícios dos porros, temos que suas propriedades antibacterianas o tornam um antibiótico natural, que nos ajudará em caso de sofrer algum tipo de doença respiratória, como a tosse intensa ou problemas nos brônquios. A culpa dessa propriedade antibacteriana é a alicina, que é inativa por culpa do calor assim que, depois de cortá-lo devemos esperar cerca de 10 minutos a cozinhar.

5. Folatos para as grávidas

O alho-poró também é uma importante fonte de folatos, essenciais para que o tubo neutro do feto se desenvolva sem problemas, especialmente durante as primeiras semanas de gravidez. As mulheres devem comer alho-poró para evitar que o bebê nasça com problemas, como a espinha bífida ou a anencefalia.

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6. Saudável para o coração

O nosso sistema circulatório se beneficia de duas formas distintas do consumo de alho-poró. A primeira, que ajuda a reduzir a pressão arterial, o que o torna um vegetal ideal para todos aqueles que sofrem de hipertensão, ou para pessoas com antecedentes de trombose na família. O segundo favor que o alho-poró faz-lhe ao coração é a diminuição do colesterol e dos triglicerídeos , graças a aliína.

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7. Propriedades anticancerígenas e regeneradoras

Há estudos que relacionam o consumo de alho-poró com uma redução do risco de sofrer um câncer de cólon, ovário ou da próstata, também têm benefícios para o cabelo e a vista, melhora a pele e serve para fortalecer os ossos e dentes. Além disso, temos uma infinidade de possibilidades na hora de cozinhá-lo, apesar de geralmente se consome em purê, seja com outros legumes ou como creme de alho-poró; e se temos uma pequena horta podemos poder cultivá-lo sem problemas.