6 vitaminas essenciais para a pele

Raquel-Farmacostmetica

O conselho de Raquel Aguado. Farmacêutica e especialista em Dermoconsejera Farmacosmetica.net.


A partir de seu escritório de farmácias no coração de Madrid, Raquel Aguado colabora com diversos blogs nacionais especializados em saúde, beleza e cosméticos. A Cada semana, escreve a seção de beleza do jornal digital Actualidad24 e complementa seu trabalho como profissional de saúde, participando em várias ações relacionadas com a cosmética dermofarmacéutica.


Licenciada na Universidade de Alcalá (Madrid) completou seus estudos especializando-se na Dermofarmacia e Atenção Farmacêutica. Recentemente, Raquel e sua equipe de profissionais farmacêuticos são inaugurado um novo projeto: Farmacosmetica.net, onde cada cliente é recebido como único e você pode encontrar seus produtos preferidos de farmácias a preços muito competitivos. Farmacosmetica.net também oferece a seus clientes um serviço de aconselhamento personalizado, qualquer dúvida ou consulta será bem recebida.


De trem próximo, Raquel Aguado traz todos os seus conhecimentos e a sua experiência para nos dar os melhores conselhos relacionados com a saúde, beleza e cosméticos.


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Neste artigo, Raquel faz uma revisão das 6 vitaminas mais importantes para manter nossa pele saudável.
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Revemos as 6 vitaminas essenciais para a pele, sua ação e dos alimentos, onde as podemos encontrar em maior quantidade:


1. Vitamina A. Também conhecida como retinol, é a sua variante lipossolúvel presente em alimentos de origem animal, tais como o leite, o ovo e o fígado.


Nos vegetais, encontramos um precursor da vitamina A, os chamados caroteno e destes o mais importante é o beta-caroteno presente nas cenouras, espinafre, melão, mamão e manga. O beta-caroteno é o responsável pela cor vermelho, laranja e amarelo destes vegetais, é a forma necessária para se transformar em vitamina A no organismo e, assim, poder realizar a sua função.


Conhecida como uma das vitaminas epitelizantes contribui para o desenvolvimento celular da pele, mucosas, cabelos e unhas. Além disso, pela sua potente ação antioxidante, age contra radicais livres, evitando o envelhecimento celular e favorecendo a ação do sistema imune contra possíveis infecções na pele.


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2. Vitamina B2. Rivoflavina, presente em carnes, lácteos, leveduras, cereais e vegetais de folha verde realiza a sua principal função a nível da oxigenação celular. É necessário para a integridade da pele e das mucosas, intervindo na regeneração destes tecidos e do cabelo e das unhas. Além disso, complementa a ação antioxidante da vitamina E.


3. Vitamina B3. Niacina. A principal fonte desta vitamina é encontrada em alimentos de origem animal: carnes bovina, de aves, de carneiro e de porco. O fígado é a de campo com mais conteúdo de niacina. Os peixes também contêm niacina, especialmente o atum.


Outra fonte de vitamina B3, a temos em cereais integrais, batatas, as ervilhas, as alcachofras e os amendoins.

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Esta vitamina ajuda a manter saudáveis a pele e as mucosas, melhorando a circulação sangüínea para contribuir para o aporte adequado de nutrientes para estes tecidos.


4. Vitamina B6. Piridoxina. O aporte adequado na dieta nos ajudará a evitar as consequências de sua falta no organismo, especialmente prejudicial para a pele e o cabelo. Pode ser encontrado em carnes, frutos do mar, atum, cereais integrais, nozes e as bananas, principalmente.


A sua carência pode provocar distúrbios na pele, tais como queda de cabelo, erupção cutânea, úlceras na boca e língua, dermatite seborréica, etc.


5. Vitamina C-Ácido Ascórbico. Esta vitamina não é sintetizado pelo organismo, então deve ser tomado com alimentos. Ajuda na manutenção dos ossos e os vasos sanguíneos, o que favorece a formação e a manutenção das estruturas de colágeno. Evita a oxidação de outras vitaminas (vit. A e vit. E) para que possam desenvolver a sua função. Trata-Se de um poderoso antioxidante necessário na manutenção e reparo dos tecidos, intervém em processos de cicatrização da pele, como também inibe o crescimento de certas bactérias nocivas no organismo.


Só a encontramos em alimentos de origem vegetal: os morangos, citrinos, kiwi, pimentão, espinafre, repolho e tomate são ricos em vitamina C.


6. Vitamina E. Tocoferol. Outro poderoso antioxidante, que faz parte do conjunto de vitaminas epitelizantes. Encontra-Se principalmente na gema de ovo, óleos vegetais (soja, amendoim, arroz, algodão e coco), nozes, vegetais de folhas verdes, cereais e pães integrais.


Em sua luta contra os radicais livres, protege a integridade da membrana celular, impedindo a oxidação e o envelhecimento da pele e melhorando a função do sistema circulatório.


Recomendo o uso de colastrina para melhorar a saúde de sua pele.

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