7 maus hábitos alimentares que aceleram o envelhecimento

Muitas vezes nós olhamos para o que comemos para evitar ganhar peso, mas sabia que a sua dieta é um fator chave na hora de retardar ou acelerar o envelhecimento? Uma dieta saudável e equilibrada irá ajudá-lo a manter-se jovem por mais tempo, enquanto que os maus hábitos alimentares acelerarão o processo de envelhecimento. Por isso, é importante conhecer estes maus hábitos alimentares e tentar corrigi-los.


1. Comer rápido


A vida em si é muito estressante, assim que aproveita os momentos de comida para sentar-se à mesa, relaxar e comer com calma. O estresse é um dos fatores que aceleram o envelhecimento, e quando comemos com pressa, ou fazemos a sua mesa de trabalho, o carro, etc., o corpo custa mais digerir os alimentos porque os hormônios do estresse impulsionam o sangue para longe do estômago, para as pontas, deteriorando o sistema digestivo. Por certo, o estresse pode nos levar a comer mais do que o necessário , com o consequente risco de obesidade ou agravar o diabetes.

lanches saudáveis para o trabalho de receitas

Roman Kosolapov || Shutterstock


2. Um excesso de gorduras saturadas


Um dos muitos perigos de gorduras saturadas é que aceleram o envelhecimento cerebral. Há estudos onde se desenharam comparativas entre as gorduras saturadas e monoinsaturadas, onde as primeiras aceleraban o envelhecimento das células cerebrais e as segundas as mantinham em melhor estado, mesmo ao passar do tempo. As gorduras saturadas estão muito presentes nas carnes vermelhas ou no leite, e as pessoas que as consumiram, com mais freqüência são também as que tiraram pior resultado nos testes de inteligência.


gorduras saturadas e alimentos


3. Comemos muita carne


Além dos perigos de gorduras saturadas, o excesso de carne que come a nossa sociedade tem outros riscos. A indústria da carne usa todos os tipos de antibióticos e conservantes para tirar o máximo benefício possível, e quando os comemos os expulsamos do corpo através da pele, que se mostra bem mais envelhecida. São os culpados, por exemplo, de que nos venham grãos.


Carne vermelha, carne magra



4. Nós gastamos com o sal…


Você tem que usar o sal, sim, mas com moderação. Os excessos de sal provocam a desidratação do corpo, e um consumo excessivo favorece o aparecimento de problemas nos rins, nos atira a tensão arterial ou impede o bom desenvolvimento da estrutura óssea. Também tem sido demonstrado que as dietas ricas em sal afetam negativamente a saúde cognitiva de adultos, e esse excesso de sódio pode provocarnos edemas nas pernas-celulite – ou nos olhos, embora não os vejamos a simples vista.


sal marinho propriedades


5 … e com o açúcar


Mesmo que não deveríamos gastar com sal, também há que controlar o açúcar. Talvez não se pareça nada, mas a glicação é o processo em que as moléculas de açúcar que sobraram aderem às fibras de colágeno. O resultado, rugas, linhas de expressão e flacidez da pele. O açúcar está presente em muitos outros alimentos que pensamos, assim, que evita maus hábitos, como comer algo doce a cada dia, ou de beber refrigerantes açucarados em vez de água para hidratarte.



6. Viciados em café


Mais uma vez, a moderação é a chave para o consumo de café. Além do açúcar, que se possa colocar para endulzarlo, o café desidratado seu corpo, e, em consequência, a pele. Fazer um café por dia não tem muitos riscos, mas se bebemos vários cafés diariamente se acelera o processo de flacidez da pele, especialmente no rosto.


vicio da cafeína


7. O álcool e o tabaco


Embora não sejam estritamente hábitos alimentares, podemos incluí-los aqui, porque muitas vezes estão associadas com a comida: a cervejinha do lanche, o vinho, a comida, o licor ou a copa “digestivos”, o cigarrito do café depois de almoço… Alcoolismo e tabagismo têm muitos efeitos nocivos sobre a nossa saúde, e um deles é que nos fazem envelhecer vários anos.

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