7 maus hábitos alimentares que os diabéticos devem eliminar

A alimentação é um dos aspectos que os diabéticos devem cuidar mais. Todos sabemos que os maus hábitos alimentares podem levar à diabetes, uma doença com a qual você tem que aprender a conviver. Uma das chaves para esta convivência é saber os maus hábitos alimentares que os diabéticos devem eliminar de sua vida para manter a ralla os níveis de açúcar.


1. Comer pratos grandes


Muitas vezes temos a sensação de que comer um prato grande, cheio até transbordar, é a melhor forma de estar bem alimentado, mas não tem que ser assim. Às vezes, uma porção pequena é muito mais saudável do que uma porção grande. Há que excluir o tópico de que, se não comemos muito, não estaremos bem alimentados, e um bom truque para fazer isso é usar pratos mais pequenos, em que, logicamente, cabe menos comida.


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2. Não comer frutas e legumes


Se há um elemento que nos ajuda a retardar a absorção do açúcar é a fibra, e não há nada como os vegetais para ingerir grandes quantidades de fibra sem ter que se preocupar com o índice glicêmico. As frutas e vegetais devem ser a base da dieta de qualquer diabético, e se você não gosta de sempre podemos recorrer ao velho truque dos condimentos para dar um sabor diferente e tornar mais fácil a sua ingestão. Evidentemente, as frutas em calda ou em conserva, ricas em açúcar, não contam. Há também que tomar cuidado com os frutos secos.


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3. Abusar do açúcar


Infelizmente, o açúcar está presente na grande maioria dos alimentos que consumimos hoje em dia, assim que nós teremos que fazer equilíbrios de todo o tipo para reduzir o seu consumo. Isto supõe, entre outras coisas, eliminar da dieta os alimentos ricos em frutose e sacarose, que não é outra coisa do que o açúcar. A melhor maneira de fazer isso é ler o recipiente quando fazemos a compra e deixá-los no supermercado, se vemos que contêm estes ingredientes. São preferíveis os adoçantes naturais ao açúcar.



4. Não diferenciar entre lácteos integrais e desnatados


Tem que comer laticínios, mas há que ter consciência das diferenças entre desnatados e inteiros. No caso dos diabéticos são sempre os mais recomendáveis leite e iogurte desnatados, queijo. Diga adeus leite e o iogurte inteiro, mas também de outros produtos lácteos, como creme de leite, o pudim de leite, a manteiga e os queijos duros e inteiros, todos eles alimentos com um elevado índice glicémico, que os torna incompatíveis com a diabetes.

Benefícios dos lácteos desnatados

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5. As gorduras saturadas


Outro dos alimentos a evitar são os ricos em gorduras saturadas, que inclui as carnes vermelhas com gordura, hambúrgueres ou a carne de porco e seus derivados, como salsichas ou os enchidos. A culpa é do açúcar Neu5Gc, e seu consumo deve ser limitado a pequenas quantidades e sem gordura. Se as carnes vermelhas fazem parte de sua dieta habitual, deverá substituídas por carnes brancas, como o frango ou o peru, ou o peixe.


gorduras saturadas e alimentos


6. Cuidado com as frituras e o amido


Também não podemos comer diariamente frituras ou alimentos ricos em amido, que também têm alto índice glicêmico que se acelere o açúcar. Isso inclui os tubérculos ricos em amido, com uma exceção: a batata-doce ou batata-doce, que tem muita fibra e, de certa forma, compensa o alto índice glicémico… sempre que não lhe deite açúcar.


7. As farinhas refinadas


A pizza, a massa, o pão branco, produtos de pastelaria como os donuts, biscoitos ou os croissants… as farinhas refinadas estão em todos eles. No entanto, os diabéticos devem esquecer-se deles e passar para as massas integrais, o que inclui o pão integral ou farelo ou o arroz integral. Mais uma vez o motivo é o menor índice glicêmico e a riqueza em fibras dos integrais, mas cuidado, porque eles têm mais calorias.

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